quarta-feira, 13 de julho de 2016

O que são imãs?



O que são imãs?
Para que serve?
E como funciona?

Larissa Gonçalves
Raiana Lucio
Tailana Almeida
Jeferson da Silva

Resumo: Esse artigo tem sua principal finalidade de falar sobre o que é imã? Para que serve?  Como funciona?  Nosso cotidiano e sua influencia em nossa vida e no planeta muitas das vezes os imãs são utilizados no dia a dia nem percebemos nesse artigo vamos ver a utilização desse elemento que e tão despercebidos em nosso cotidiano.



Palavra-chave: (ferro, óxido de ferro, metais, artificiais, naturais, neodímio, cerâmicos.)

Imã principal elemento conhecido como magneto é um objeto capaz de atrair outras substâncias magnéticas exemplos (ferro outros metais) os imãs são ferromagnéticos que tem uma grande capacidade de atrair outras matérias metálicas muitas vezes dificilmente atraem matérias paramagnéticos como potássio, platina entre outros elementos.
Substancia ferromagnética é que se mantém submetida sobre uma influência De campo magnético externo.
 Os imãs são dipolos tem dois tipos Os imãs possuem uma subdivisão de dois pólos que são os (norte e sul) O pólo sul de um imã aponta para o pólo sul do Planeta Terra, enquanto o pólo norte de um imã aponta para o pólo norte do Planeta Terra. 
Os imãs se classificam em duas classes a classe artificial e natural:
Imãs Artificiais – são aqueles que adquirem propriedade magnética ao serem atritadas com um imã natural as capacidades magnéticas destes imãs podem superar a dos imãs naturais. 
Imãs Naturais – são aqueles que encontramos na natureza e são compostos por minério de ferro (óxido de ferro). Este tipo de ferro magnético é denominado magnetita.
. Imã é crucial e nossa vidas e muitas das vezes não percebermos o imã esta presente em nosso cotidiano ate naquele simples biscuit de geladeira ou no feche da nossa bolsa da moda exatamente nessas pequenas coisas que agente nem percebe a presença deles outro lugar que podemos encontrar imas e aparelhos eletrônicos os imãs são utilizado para funcionamento do alto falante dos aparelhos porque são compostos por bobinas juntamente com o imã que por se atravessar por uma corrente elétrica logo ira se movimentar por uma ação do campo magnético dos imãs. Um dos mais fáceis exemplos de imã que e presente em nosso cotidiano é os imãs neodímio são encontrados em alto falante, brincos entre outros. 
A diferenciação desse imã para os demais porque o imã neodímio tem fluxo magnético incomparável com uma alta resistência de a desmagnetização. Como se forma um imã? O imã é uma pedra natural encontrada em todo o planeta Terra que possui (óxido de ferro (Fe 3 O 4 ) — óxido misto da natureza). Imãs artificiais: modificados para o nosso próprio uso em aparelhos e construções. Existem imãs que possui magnetismo alto e baixo. Exemplo: em uma guitarra elétrica possui um captador que absorve vibrações das cordas de metal produzindo sons. Já os CDs possuem magnetismo baixo que acaba com o tempo. 
Tipos de imãs Alnico São fabricados por dois por processos moldados e sintetizados possuem temperatura aproximadamente 250c a 550c é um excelente condutor magnético sem perder sua característica. Um imã de alnico é capaz de levantar mais de 1000 vezes seu próprio peso, os imãs na sua maioria das vezes possuem o formato de anéis, barras, blocos ferraduras e pastilhas e a aplicação em alto falantes motores elétricos geradores de pequeno porte captadores de guitarra. Neodímio: São imãs poderosíssimos com relação a sua massa, porem frágil a temperatura máxima 120c e revestido com níquel zinco ou resina epóxi. Cerâmicos: ou ferrite São imã com baixo custo no mercado não possuem revestimento sua temperatura e de 300c. QUAL A ORIGEM DO CAMPO MAGNETICO campo magnético estar associado à rotação da Terra. Outra coisa importante é que ele se torna fraco com o aumento da distância de sua fonte que é chamada de magnetosfera da terra. O campo magnético possui características como uma barra de imã, porém essa semelhança é superficial.

Conclusão
Concluímos se prestarmos bem atenção o imã e crucial e nossas vidas pode ser utilizados em diversas áreas pode se manifestar de diversas formas os imãs e um elemento bastante importante em nossas vidas.
Referencias

3 comentários: