quarta-feira, 9 de março de 2016

Eletrostática e “frizz”



Todas as mulheres lutam por um cabelo sem frizz, mais o que é o frizz? O frizz  são aqueles cabelinhos novos que estão nascendo, o frizz é causado também por excesso de química, excesso de calor como: chapinha e secador, e também por falta de hidratação, ou pela eletricidade estática. O cabelo possui frizz por causa dos ânions que existe nele, e que foram acumulados por conta do excesso de tração mecânica, junto com a falta de cationização dos fios.

 - Segundo o site, sisne.org:   Hoje em dia sabemos que na eletrização por atrito são os elétrons (que, por convenção, têm carga elétrica negativa) que se transferem de um corpo para outro. A transferência se dá por contato e a função do atrito é apenas a de aumentar o contato entre os corpos.
Sabemos também que o sinal da carga adquirida por um corpo após a eletrização por atrito depende do material com o qual ele é atritado.

                           Mais o que o frizz tem haver com eletrostática?


Esta tudo na física, quando nos referimos em eletrostática estamos falando sobre as cargas elétricas estáticas, que se referem em cargas elétricas paradas. Apesar de não ser visível, a maioria das matérias do nosso dia a dia é eletricamente neutra, por conta disso não apresentam efeitos elétricos. Muitas das situações do nosso cotidiano nos fazem ver que existe eletricidade estática, a prova disso é o temido frizz nos cabelos das mulheres.

  - Segundo o site, Beleza extraordinária: Na física esse fenômeno acontece quando ocorre um desequilíbrio eletrônico dos íons do cabelo, deixando-os em pé, o que gera ressecamentos e um tipo diferente de frizz. Todos os processos químicos como: alisamentos, tinturas e o calor do secador e da prancha contribuem bastante para o desequilíbrio das cargas, que deixa os fios totalmente rebeldes.

Pente de madeira ou anti-frizz reduz o frizz ?



Sim, reduz. Porque quando penteamos o cabelo com pente de plástico a um atrito entre o plástico e os fios dos cabelos, que faz com que o pente fique eletrizado negativamente e o cabelo eletrizado positivamente. Ao usarmos o pente de madeira ou anti-frizz a eletricidade dos fios é controlada pois eles contem um material isolante que desembaraça o cabelo sem eletrizar. Ou seja sem deixar os cabelos com aqueles fios arrepiados.

 - Segundo o site, Brasil escola:  Cargas elétricas de sinais contrários atraem-se.
Assim, podemos definir que as cargas elétricas de mesmo sinal exercem uma força que as mantém separadas, já as cargas com sinais contrários exercem uma força de atração entre si.  Coulomb foi o responsável por desenvolver a teoria que hoje chamamos de Lei de Coulomb.
Essa lei enuncia que a intensidade da força eletrostática entre duas cargas elétricas é diretamente proporcional ao produto dos módulos das cargas elétricas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

Como evitar?

Hidratando sempre os cabelos, usando shampoo com sulfato leve, pentear o cabelo só enquanto estiver molhado, usar pentes de madeira ou anti-frizz, pentes com dentes largos e usar finalizadores como silicone e reparadores de pontas.



Autores: Amanda Santana
              Diana Rodrigues
             Marilane Moura

                                      http://brasilescola.uol.com.br/fisica/lei-coulomb.htm
                                                    http://sisne.org/Disciplinas/Grad/FisicaBasica2IBM/aula1.pdf

Um comentário: